qtq80 wy5zmK 300x200 - CANADÁUm país multicultural com quatro estações definidas

O turista logo na chegada já percebe a torre de babel que se meteu.  São muitos sotaques, sabores e uma energia diferente. Mas ssim como em qualquer país de primeiro mundo, é  preciso seguir as regras e reaver conceitos sobre privacidade e inclusão. Sim, o Canadá parece quieto em relação ao resto do mundo, mas é um lugar pacífico que sustenta um mix étnico incrível, entre imigrantes e refugiados.  

O segundo maior país do mundo em extensão e ocupa mais de 9.900.000 Km2. Recebe anualmente um porcento de toda sua população (34,88 milhões de habitantes) em volume de novos moradores legalizados, sendo a maioria chineses e filipinos. Essa mistura de raças e culturas se reflete numa sociedade onde todos convivem pacificamente, sem discriminação ou questionamento sobre diferenças de qualquer tipo.

Screen Shot 2018 02 04 at 16.29.05 240x300 - CANADÁCom uma extensão de terra imensa, que se estende do Atlântico ao Pacífico, o Canadá é formado por três territórios ( Northwest territories, Nunavut e Yukon ) que possuem certa autonomia governamental ) e dez províncias (Alberta, British Columbia, Manitoba, New Brunswick, Newfoundland & Labrador,  Nova Scotia, Ontario, Prince Edward Island, Quebec e Saskatchewan).

O País é uma monarquia constitucional, um Estado federal e uma democracia parlamentar pluralista. Há um chefe de Estado do país, que no caso, é a Rainha Elizabeth II do Reino Unido. Ela  delega seus poderes a seu representante, o Governador-Geral. Também temos o chefe de Governo do Canadá, que é o Primeiro Ministro , cargo hoje ocupado pelo liberal, Justin Trudeau.

Baixa criminalidade 

ale copy 1024x819 - CANADÁ

Como na maioria dos lugares, aqui existem Leis para serem cumpridas e as pessoas aprendem desde cedo como elas funcionam – e que realmente funcionam. O índice de criminalidade é muito baixo, o que proporciona pequenos prazeres, como curtir o vento com a janela do carro aberta ( no verão ) e caminhar pelas cidades tranquilamente. Em alguns lugares você pode até esquecer a chave do lado de fora da porta de sua casa. Será muito difícil alguém entrar sem avisar.

A beleza física daqui é diferente e um belo par de olhos castanhos fazem muito sucesso. Canadenses cultuam a saúde e um bom papo, que pode ser em francês ou inglês na maioria dos casos. Cerca de 58% falam somente inglês e 22%  francês, o restante é fluente nos dois idiomas ou numa terceira língua. O estereótipo de magreza não tem vez, até porque para enfrentar temperaturas negativas de quatro a cinco meses no ano, é praticamente impossível lutar contra os depósitos de gordura que vão surgindo.

Você precisa deles, assim como os ursos que vivem na região Norte do país. Seja feliz, viva com saúde e o resto que exploda. Afinal de contas, ninguém tem nada a ver com a sua vida. No Canadá cada um vive no seu quadrado. Se você quiser colocar a calcinha, ou a cueca,  na cabeça e sair na rua –  vá em frente e seja você.

Lei seca, longevidade e mente aberta

É proibido beber em público, mas isso não torna os canadenses radicais  contra o consumo etílico, pelo contrário. O povo local adora festas, música – ao vivo de preferência – e uma cerveja bem gelada. Se falar sobre hóquei eles enlouquecem. O esporte é paixão nacional e quanto mais tenso melhor o jogo.  O Canadá não é o país vizinho e os canadenses não gostam de ser comparados como tal. Morando aqui você percebe que a diferença existe e é grande.

O inverno é longo, duro e frio de doer o ossos. Mas você quando você aprende a se vestir adequadamente as coisas melhoram muito.  Os canadenses aceitam e tiram de cada estação o que de melhor há. Enquanto no inverno malham ou hibernam como os ursos, no verão surpreendem e perdem a linha. Até os mais quietos se revelam entre julho e agosto, época em que ocorrem as temperaturas mais altas. A expectativa de vida do canadense é de 80,9 anos e o país tem um dos mais elevados padrões de vida do mundo.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido há nove anos e o Canadense tem uma cabeça bem aberta em relação a isso. É um país com alta taxação,  mas você sabe muito bem onde seu dinheiro está sendo empregado. Não há “jeitinho”, tudo se resolve dentro dos padrões estabelecidos e ninguém fura fila. Para quem vem do Brasil, viver no Canadá pode ser uma experiência incrível ou um pesadelo. Lidar com o frio não é fácil, mas conviver numa sociedade tão igualitária e justa nos faz repensar sobre um mundo melhor.

Captura de Tela 2014 04 02 às 22.41.53 - CANADÁ
Fonte Wikpédia

4 thoughts on “CANADÁ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »