Alunos em alerta: como será o retorno à escola na era pós-Covid em New Brunswick

Desde que as aulas foram canceladas, em março deste ano, nos perguntamos como será o retorno dos alunos à escola na era pós Coronavírus. E chegou a hora, salvo toda dúvida que envolve esse contexto. Por aqui serão dois desafios: Martin iniciando a quarta série e Bárbara começando a vida de “big girl”, como ela mesmo define, no jardim de infância ou “Maternelle“. O fato é que enquanto eu me preocupo, eles esperam ansiosos o reencontro com os amigos e curtem os preparativos com o material escolar.

New Brunswick está parcialmente isolada do resto do Canadá, isso porque somos parte da chamada “Bolha do Atlântico”, que também inclui as províncias de Newfoundland e Labrador, Nova Scotia e Prince Edward Island. Então, podemos circular entre elas sem quarentena. Contudo, o isolamento de 14 dias só é obrigatório para os indivíduos que entrarem na “bolha” vindos de qualquer outra região do país ou do exterior. 

Na última semana, o Ministro da Educação de New Brunswick, Dominic Cardy, anunciou um “manual” com as principais orientações deste retorno, que acontecerá no dia oito de Setembro. Pelo que acompanho na mídia, em grande parte das  províncias canadenses o ano letivo também será presencial em turno integral, salvo algumas exceções. Aqui já vejo mães ansiosas pela proximidade da data e a escola já encaminhou algumas orientações gerais, mas é na prática que veremos como a novela irá se desenrolar. 

Vou compartilhar o que já sei sobre New Brunswick, ressaltando que essa é situação HOJE. Lembrem que em tempos de pandemia tudo por mudar de uma hora pra outra, infelizmente.

Turno Integral, grupos reduzidos e distanciamento físico dos alunos

Do Jardim de Infância (maternelle ou kindergartenaté a Oitava série (Grade 8) o turno  será integral. Os alunos estarão separados em grupos com entradas e saídas específicas na escola para evitar muita circulação. A fim de manter um ambiente de aprendizagem mais seguro, as classes do jardim de infância à 5ª série terão grupos reduzidos de alunos e professores e não será necessário praticar o distanciamento físico.

Os alunos da Nona série (Grade 9) até 12, que também estarão envolvidos em turno integral, poderão assistir às aulas presenciais no esquema de rodízio (em dias alternados). A princípio, tudo dependerá
do espaço existente e da disponibilidade do professor. Em casa a proposta é aplicar o aprendizado combinado, por meio de uma variedade de métodos de ensino e atividades online.

Kindergarten até grade 2  – Máximo de 15 alunos por turma
Grade 3 até 5 – No máximo 22 alunos por turma
De 6 até 8 – Número normal de alunos
Grade 9 até 12 – Rodízio dos alunos e  quando em sala terão que manter distanciamento de um metro.

Responsabilidade dos pais

Se o aluno estiver apresentando algum sintoma é imprescindível que ele fique em casa. Na dúvida, é melhor precaver a fim de não contaminar ninguém. Acima de tudo, é necessário que haja uma “triagem” diária antes de ir para escola e os pais também devem ter um “plano B” já que podem ser chamados a qualquer momento para buscar seus filhos no colégio (o que para mim não é novidade).

Em geral, foi solicitado que todos alunos tenham uma máscara na mochila, embora não seja necessário utilizá-la em todos os momentos. Também existe um alerta sobre a obrigação de manter o cuidado com a higiene: lavar as mão regularmente ao som de Happy Birthday (duas vezes) , cobrir a boca e nariz quando for espirrar e evitar tocar os olhos, o nariz e a boca (o que é praticamente impossível para crianças em geral). Mas é preciso seguir o baile.   

Transporte dos alunos e ambiente escolar 

Os dados de transporte ainda serão consolidados, mas no manual da província os alunos do jardim de infância até a quinta série devem manter a distância de um metro dentro do ônibus escolar (um aluno por assento) e não são obrigados a usar máscara. Os membros da mesma família poderão sentar juntos. Já da 6ª à 12ª série será obrigatório o uso de máscara no ônibus. Em princípio as rotas e horários serão organizados por cada distrito escolar.

Os bebedouros serão trocados por filtros para abastecer as garrafas de água dos alunos. Os banheiros, bem como outras áreas comuns das escolas terão limite de circulação de pessoas e serão constantemente higienizados a fim de mantê-los sempre limpos. Todas as escolas terão que assegurar a qualidade e a ventilação de ar nos ambientes. E por fim, a orientação primordial é, sem dúvida, que todos evitem abraços e aproximações. De fato, é a pandemia mostrando o seu lado mais cruel para essa nova geração.

O Medo

Se eu tenho medo? Claro, afinal de contas, todos tememos o desconhecido. Até porque a cidade que moro, Bathurst, registrou ZERO casos até o momento, algo raro no atual contexto.
Contudo, sabemos que com a entrada dos estudantes internacionais e a futura abertura das províncias para o resto do Canadá, por mais que exista cuidado, é provável que ocorra uma contaminação futura.

O importante é nos mantermos saudáveis, redobrar a atenção com a higiene e evitar aglomeração. O resto é oração de mãe e muita confiança para que o anjo da guarda esteja sempre lá, grudado na mochila.

Confira as novidades de volta às aulas no Canadiando Store!

Clique aqui para fazer o download do manual elaborado pela província.

Para saber como eu ajusto a minha rotina diária com a maternidade, é só me seguir pelo Instagram clicando aqui.
Confira também os textos das outras participantes do projeto:
Logo Projeto Mae no Canada 300x271 - Mães no Canadá com emoção: viajando com crianças
Gabriela (Toronto, ON) | Gaby no Canadá
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Danielle (Toronto, ON) | Vidal no Norte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida
Musa (Toronto, ON) | Mamãe Musa
Nayara (East Gwillimbury, ON) | My Family no Canada

1 thought on “Alunos em alerta: como será o retorno à escola na era pós-Covid em New Brunswick

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *