Biodiversidade: Você não imagina o que te espera no Canadá!

Já faz tempo que estava pensando neste post, e como ontem foi o dia mundial da biodiversidade achei o motivo que precisava. Quero muito dividir com vocês o que mais me encanta no Canadá, além de tudo que vocês já sabem.

Até por isso fotografo tudo que atravessa o meu caminho: formigas, brotos e até as pedras multicoloridas das praias geladas. Troco a lente para aproximar o verde, a neve, os alces e todo um ecossistema que transborda. Pessoas extremamente urbanas também precisam ter esse contato longe do asfalto. 
Sou o melhor exemplo disso e falo com propriedade de quem nunca poderia se imaginar perdendo tempo atrás de corujas ou especulando a origem dos esquilos pretos de Ontário.

A biodiversidade deste país me transforma a cada dia. Aprendi a ter um olhar observador mais apurado. Percebi que toda vez que o corvo pousa na árvore do meu quintal o tempo vai mudar. Peguei o gosto pela terra, fiz uma horta dentro de casa com produção ininterrupta pelos doze meses. Minhas orquídeas também.

Superação

Eu, que morria de medo de insetos e outros bichos voadores, já não me reconheço. Na prática vamos entendendo o papel de cada ser – por menor ou maior que seja –  para
que a sinfonia seja perfeita. As minhocas que passeiam pela terra densa são tão essenciais quanto as lontras e marmotas que guardam as águas dos inúmeros rios e lagos que cortam o Canadá.

Segundo dados do governo canadense, hoje existem mais de 70.000 espécies de plantas e animais identificados, fora o que ainda não foi descoberto. O país também hospeda cerca de 530 espécies de aves migratórias sazonais. E a interação com o ser humano é muito maior, isso porque temos um território imenso e pouco habitado. Os animais acabam se aproximando e acostumam com esta convivência. E nós ? Nós só aprendemos com eles. Acreditem nisso.

Atlântico e Pacífico

O Canadá tem a maior costa do mundo. É mar para mais de metro e inúmeros  habitats costeiros e marinhos bem protegidos. Existe uma enorme preocupação com as espécies ecologicamente significativas e vulneráveis. Para pescar, por exemplo, você precisa de licença e não pode pegar qualquer peixe, tem até um tamanho mínimo para preservar os mais jovens. Veja aqui o manual de pesca desta temporada.  Aqui as questões ambientais são problemáticas coletivas e todos respeitam a lei, você não precisa nem passar bilhete. 

Temos também os grandes lagos: o maior conglomerado de água doce do mundo e o segundo maior em volume.

Os lagos canadenses são, de fato, coisa de outro planeta: água cristalina, gigantescos, profundos e com uma visão de horizonte sem fim que faz você jurar que é o mar. Em alguns você tem até ondas e forte correnteza. 

A natureza canadense é indescritível mas a preocupação ecológica também. Quem visita o país sempre se surpreende. Mas quando você cria raízes, principalmente longe dos grandes centros, a percepção vai além. Você começa a se preocupar com coisas que só fazem sentido quando existe essa conexão invisível.
O Canadá é muito mais que qualidade de vida e segurança. Mas isso você só descobre vivendo aqui. 🍁

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *