O inverno longo e de muita neve no Canadá é mesmo assustador?

O sempre tive medo do inverno e seu pacote completo: o volume de neve, a depressão que isola, os dias nublados e a sensação térmica que dói nos ossos. Você também se assusta?

Esse era o meu grande desafio em mudar pra cá. Fiz uma votação no Instagram e dos 503 participantes, apenas 64 acertaram na mosca. A maior parte marcou o recomeço profissional como meu maior temor. Foi curioso saber que muita gente nem imagina que o mais gosto nessa vida são os recomeços, ainda mais profissionais.

Depois de sete anos de superação “térmica”, digamos assim, tenho certeza que o meu medo não foi nada frente ao turbilhão vivido nos primeiros anos. Portanto resolvi fazer esse post para acalmar o coração de quem compartilha comigo deste medo que pode estar “brecando” o seu projeto imigratório. O frio incomoda, a vida com neve não é fácil , mas você se adapta. A não ser que exista uma questão crônica de saúde para atrapalhar o jogo, ainda assim você é capaz de vencer essa batalha.

A neve que aquecevalentines day 624440 1280 300x200 - O inverno longo e de muita neve no Canadá é mesmo assustador?

Esse inverno assustador que congela os dedos e a ponta do nariz não é mais forte que muitas coisas interessantes que o país te proporciona. Com o tempo aprendemos a circular entre os prazeres e o lado mais cinzento da estação sem grandes danos. 

FOME: São coisas muito simples que confortam a temporada: da gastronomia (só cuidado para não estourar o zíper) até os esportes na neve como o cross country skiing e a patinação na arena do parque que existe em 99% das cidades canadenses.

Existe ainda a delícia de assistir um bom filme com um cobertor felpudo enquanto a neve bate na janela. Tem o chocolate quente saindo fumacinha do Tim Hortons e as paisagens incríveis que faz você fotografar absolutamente tudo.

O lado mais intenso

Os dias frios são realmente muito gelados. E atravessar longos períodos de pouca luminosidade tem seu preço para muita gente. Acordar cedo no inverno é um pesadelo, isso é o que mais me incomoda, além é claro, de ter tree 1056598 1280 300x200 - O inverno longo e de muita neve no Canadá é mesmo assustador?que limpar a neve. Não pense que é igual marshmallow, longe disso. Além do peso da pá, respirar com temperaturas negativas cansa bem mais e o nariz começa a escorrer, entre outras. A vida com neve tem seu preço.

Quem tem depressão deve ter cuidado redobrado pois o fantasma mora ao lado. De fato, as pessoas naturalmente se isolam e é preciso tornar essa “hibernação” em algo positivo. Se você cavar a neve até chegar ao solo encontrará algum broto latente e assim somos nós.

O equilíbrio necessário e alguns segredinhos 

No meu caso, os invernos ainda são pesados mas consigo fazer a limonada. Contudo, conheço algumas pessoas que desistiram e voltaram por causa do frio. Mas eu aprendi a driblar os piores meses com muita paciência. Lembrem-se de uma coisa crucial: observem os canadenses!  Eles é que tem a receita do bolo. 

summer 2448878 1280 300x200 - O inverno longo e de muita neve no Canadá é mesmo assustador?Eu descobri que, acima de tudo, preciso me manter ativa. O “combo” esporte, roupas coloridas, blue light, férias forçadas e vitaminas (por orientação médica) são o que sobretudo me sustentam nesta fase. Tenho muitas plantas em casa, até uma horta vertical com ervas e temperos que brotam todos os meses do ano, embora poucos acreditem. Mas é real.

Por causa da pouca luz, abro sempre as janelas e optei por pintar todas as paredes da minha casa de branco. Conforto é essencial nessa hora. Deixe o seu espaço aconchegante. 

Fico sempre ligada nos alertas sobre a sensação térmica. Aliás, esse é um ponto interessante. Preste sempre atenção nela, não na temperatura prevista. Uma vez que você se acostume com ela, saberá como se vestir melhor. Isso fará uma diferença enorme, principalmente para quem tem medo da vida com neve.

Transporte e conforto

Nem pense em imigrar sem uma boa poupança. De fato, para ser feliz você precisa de conforto e isso tem seu preço. Você até consegue viver sem carro nas cidades maiores que possuem um bom sistema de transporte público. E mesmo assim, principalmente se você tem filhos pequenos, um carro faz toda a diferença. 

Algumas províncias são mais frias e outras tem um volume de neve maior e temperaturas mais amenas. O Canadá não é um bloco de gelo único!  Entendam que para nevar é necessário que a temperatura esteja abaixo ou próxima de zero grau, sem vento e com pouca umidade. Esse é o perfil meteorológico da minha província. 

A superação

Todo mundo sabe onde seu calo aperta. Seja realista. Veja se tudo que lhe incomoda hoje é mais forte que um longo inverno gelado. O Canadá não é um lugar 100% perfeito, mas tem uma sociedade bem justa e coerente e foi isso que me trouxe para cá. São mais vantagens que desvantagens neste mundo tão estranho que estamos vivendo.

Gosto muito de levantar esses temas que incomodam quem sonha em imigrar para o Canadá. Só que para sair da bolha você precisa saber claramente os seus limites e tudo que está disposto a perder. Recomeçar é um jogo de muitas trocas, nem todas positivas. Talvez o frio seja um grande empecilho. Mas coloque tudo na balança com delicadeza. Só você pode se permitir mudar ou se adaptar a um novo cenário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »