Mães no Canadá: quais são os seus planos para 2020 ?

Futuro no CanadáQuando me deparei com o tema “futurístico” do projeto mães do Canadá deste mês as palavras sumiram. Em 2020 vou completar sete anos por aqui. Nunca pensei que o tempo passaria tão rápido.

E é por isso que eu desisti de fazer aqueles planos e tal. Tenho uma “macro” idéia do que vem pela frente. Mas prometi que não vou colocar nada no papel.

Já sou uma jovem senhora, não quero mais viver presa a planejamentos. Mas como dizem que os quarenta são os novos trinta, assim como “The orange is the new black”, me sinto melhor do que nunca. Já superei mais da metade das minhas vergonhas, celulites e frustrações.

Terapia e café

O resto continuo resolvendo na terapia e com café.  De fato, somos todas de carne e osso, pouco me importa o que falem por aí. Chega uma hora que ou a gente se aceita ou se afunda. E quando chegam os 40, as fichas caem todas de uma vez. É um verdadeiro temporal de granizo.

Tive filhos depois dos 35 anos, algo comum nessa minha geração que abraçou o trabalho como meta de vida. E isso foi bom por um lado, porque tenho a tal maturidade para educar meus filhos (ainda) com lucidez, e ruim porque o corpo sente mais. Acho que com vinte anos suportaria melhor as noitadas. Hoje levo de dois a três dias para me recuperar. Mas segue o baile.Vida no Canadá

Também imigrei depois dos 35, o que, cá entre nós, é mais complexo que antes dos 30. Mas não posso reclamar porque acho que foi na hora certa.

Talvez antes não estivesse preparada para enfrentar os desapegos, as privações e o medo. Até aqui foram mais de sete mudanças, um filho que ganhei, outro que perdi, muitas superações e um aprendizado que nunca termina. 

E o que eu espero para 2020 ? Lavandas 

Se eu puder pedir uma única coisa, só quero ter um pouco de sabedoria para desacelerar. Quero me desapegar  do ritmo que desembarquei aqui e segue me cutucando a cada nascer do sol. Quero acabar com essa culpa e viver um pouco a canadian way of life. Ver a caneta parar no ar e não levar trabalho pra casa.  

Quero me cobrar menos e respirar mais, enfatizar os motivos que me trouxeram até aqui sem sofrimento: conciliar trabalho e lazer. Ter tempo para dormir e investir no presente. Quero ter saúde, ver meus filhos e marido com saúde. Malhar mais. Aproveitar a neve. Fazer várias limonadas das pedras do caminho. Recolher muito seaglass na praia. Beber e namorar. 

Não quero planejar. Quero cumprir. Conhecer todas as mães deste projeto que é tão rico e terapêutico. Enquanto o tamanho do Canadá nos distancia, a troca de informações e experiências através de uma rede virtual de suporte nos aproxima.

Curar sempre

Esse é o tipo de coisa que quero fazer daqui pra frente: somar, criar e ajudar a curar. Quero ver 2020 chegar sem grandes expectativas. Isso só acelera a ansiedade que nos consome.

E para angústia de todas as mães? Lavandas. Se apeguem nas lavandas: no óleo, no chá e na própria planta. Acalma, relaxa e aquieta o coração. E isso serve pra mim, também. Lavandas pra que te quero e pra todas vocês que me acompanham. Continuaremos firmes, porém doces. Como todas as mães.

Que 2020 seja incrível para todas nós

Para saber como eu ajusto a minha rotina diária com a maternidade, me siga pelo Instagram clicando aqui. Confira também os textos das outras participantes do projeto. Todo dia 20 do mês tem novidade no site:

Mães do CanadáGabriela (Toronto, ON) | Gaby no Canadá
Amanda (Richmond, BC) | Viva Canada
Beatriz (Vancouver, BC) | Biba Cria
Carol (Ottawa, ON) | Fala Maluca
Carol (Mississauga, ON) | Minha Neve e Cia
Danielle (Toronto, ON) | Vidal no Norte
Livi (Toronto, ON) | Baianos no Pólo Norte
Mari (Calgary, AB) | De Bem Com a Vida

6 thoughts on “Mães no Canadá: quais são os seus planos para 2020 ?

  1. Amei o seu post. ❤️
    Cheguei nos 40 esse ano e tô bem assim viu! Um ritmo acelerado e ao mesmo tempo uma culpa de não viver o presente como gostaria.
    Já estou apegada as lavandas faz muito tempo, tomo até vinho de lavandas hahahaha

    Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *