Por que você quer imigrar a qualquer custo para o Canadá ?

Eu às vezes me pego pensando sobre quais os motivos me trouxeram para o Canadá. O país foi tentador desde a primeira vez que pisei aqui, em 2009. No início, o frio não parecia um problema, mas a cereja do bolo. O fato é que quando você vem de férias não tem tempo suficiente para enxergar os desafios de cada lugar. Nem o que chamam de “viagem exploratória” mostra o cheiro do maple. É tudo passeio, tem gosto de novidade.

É a rotina que apresenta as dificuldades. Eu sempre soube que em algum momento iria embora do Brasil, mas essa vontade era aguçada mais pela curiosidade em experimentar uma vida diferente da minha. Foi a partir do momento que passei a me sustentar que percebi o quanto precisava correr contra o tempo. 

A desigualdade, violência, miséria e o medo constante eram mais do que pedras no sapato. A privação da liberdade e a tensão permanente se transformou numa ansiedade angustiante. E mais do que as agruras sociais, o comportamento. A politicagem nojenta. A mania de tirar vantagem em tudo. O jeitinho brasileiro em si, no seu pior sentido.

O início 

Até que um dia você faz o movimento certo e se surpreende ao encontrar um mundo diferente. O Canadá não é perfeito, isso O caminho pro Canadánão existe. Mas está distante de ser um lugar injusto. A honestidade daqui pode parecer até infantil. Somos um povo tão mal tratado que esses valores se destacam na chegada. A educação e a confiança canadense impressionam. 

Dirigir com a janela aberta no verão é muito bom. Esquecer a mochila do filho no banco da praça e saber que ela estará lá no dia seguinte também. São pequenas coisas que vamos reconquistando com o tempo. A única delas que ainda não perdi foi a mania de segurar a bolsa com a mão, como se fossem me arrancar de surpresa. Resquícios de um passado recente.

Mas por que falei sobre tudo isso ? Porque a chegada de brasileiros  no Canadá tem sido sólida e permanente. O pacote é bem diversificado. Alguns vieram pelos mesmos motivos que eu e se organizaram durante anos, outros não, ou pelo menos parece.

O processo de imigração canadense é claro e transparente. Está bem detalhado no site do governo. Não há outro caminho, não existem brechas. Ah, mas esse programa não é pra todo mundo? Não, talvez não seja. Nem todos atenderão os pré-requisitos. Isso é injusto ? Não acho. Imaginem se o mundo inteiro quisesse morar no Canadá? Essa peneira é necessária. Entendam que isso é que faz o país ser diferente. Se mexer estraga. 

Diariamente recebo mensagens e vejo pela Internet anúncios “auspiciosos” de como imigrar para cá. Logo penso: “Será que uma pessoa em sã consciência acredita mesmo nessas ofertas de ponta de estoque? 

Eldorado

Nestes últimos meses presenciei uma enxurrada de turistas procurando emprego em New Brunswick e voltando de bolso vazio. Vejo propagandas de um “Eldorado” que nem eu conheço. Tive pena de muita gente. Também vi um programa provincial se modificando em função disso. É como uma corrida do ouro de faz de conta. 

Nos bastidores soube de futuros estudantes que já contam (no seu projeto) com a cesta básica voltada para canadenses em situação de pobreza. Pergunto: essas mesmas pessoas não comprovaram renda para estudar no Canadá ? Bom, já ouvi como resposta que a quantia de dinheiro exigida não é o suficiente para viver aqui. Mas suficiente para o que, exatamente ? Não pense que você terá, como estudante estrangeiro, a vida que tinha no Brasil, cara-pálida. É hora de acordar. O “Food Bank” pode sim ser a salvação para vários estudantes num momento de aperto. Mas não deve ser visto como um permanente e gratuito sacolão. E muito menos ser divulgado como tal.

São questões complicadas que podem impactar na sociedade em que vivemos. Caso vocês não saibam, também existe miséria no Canadá. Toda vez que uma pessoa recebe mantimentos com o objetivo de economizar o dinheiro que trouxe, o estômago de alguém que realmente precisa, e não tem um “Dime”,  irá roncar. 

É com base nesses princípios que se planeja uma nova vida? 

Por que tanta gente que reclamava do “Bolsa Família” no Brasil, entre outras coisas, ao chegar no Canadá exercita sua criatividade para aplicar para os todos benefícios possíveis e inimagináveis do governo? Por que quem um dia se rebelou contra o sistema em Terra Brasilis, aqui busca trabalhar na informalidade e acaba, consequentemente, sonegando impostos? São questões importantes para se refletir. 

O Canadá tem duas coisas que sempre me chamaram a atenção: o senso de comunidade e a confiança que o país deposita em quem chega. Resumindo, você precisa pensar no umbigo dos outros e ser honesto. Talvez seja por isso que essa nova leva de pessoas desesperadas em sair do Brasil a qualquer custo está chamando a atenção de quem chegou antes. 

A verdade

Imigrar é um processo longo, demorado e complexo. Você precisa se planejar, com filhos mais ainda. Não pense que um simples emprego para fritar hambúrguer no fast food da esquina vai resolver o seu problema. 

Você realmente acha que irá pular do fogão para um cargo gerencial? Difícil. A vida no Canadá é cara. O frio massacra, a distância também. Estude bem os processos, não baseie todas suas expectativas num caso pontual que você viu no Facebook. Não se deslumbre com histórias de sucesso. Todo mundo que conta um conto adiciona um ponto.

Se você quiser uma ajuda séria, procure um consultor credenciado pelo governo canadense. Ah mas é caro ? Caro é você se consultar com You tuber. Isso é investir num projeto sólido. Não venha para cá sem acreditar no seu planejamento. Estude muito. Traga o calor humano e a capacidade de acolhimento que só a gente tem. Hoje o Canadá precisa mais disso do que da malandragem e do jeitinho brasileiro. 

13 thoughts on “Por que você quer imigrar a qualquer custo para o Canadá ?

  1. Nossa Ale, cada vez mais atual, esse post.
    Conheço muitos brasileiros que tiram proveito do bank food e sem necessidade, o que ao meu ver é uma forma de corrupção. Saem do Brasil querendo algo melhor, mas chegam aqui e querem o “jeitinho”.

  2. Muito bom!!! Falou a verdade!!!
    Merecia ser compartilhado em TODOS os grupos de pessoas querendo vir para o Canadá… mas infelizmente muitos iriam te atacar…

  3. Muito boa sua visão, já pensei e procurei ir, pois acho um lugar especial pelos mesmos motivos quem comentou, mas com imprevistos no Brasil ainda acabei ficando.
    Vou retomar as buscas e seguir seus passos, pois tudo que li até hoje esse post foi o mais sensato.
    Obrigado

  4. Uau! Que texto bacana!! Agradeço ! Fui para o Canada 2x e no total fiquei apenas 2 meses. Pouco tempo mas o suficiente pra me apaixonar. Sim o sonho de morar aí existe mas conforme você trouxe pra nós no texto: planejar é tudo. Como não tenho certeza não me arrisco, afinal não é brincadeira nem barato né. Conheço apenas BC (Vancouver Island)! Sigo sonhando…

    Linda semana pra ti!
    Abraços

  5. Caramba!
    Essa semana ouvi de um brasileiro que se puder larga a engenharia no Brasil pra lavar louça aqui, eu pensei, será que ele sabe que lavar louça não paga o aluguel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *