Livro infantil com toque brasileiro: conheça a nova obra de Ligia Carvalho

Ligia Carvalho e seus livrosNem todos os temas são fáceis de abordar com as crianças e foi pensando nisso que a escritora Ligia Carvalho, buscou inspiração para seu novo livro “Grandma is a Star” (Vovó é uma estrela), lançada no início do ano.

Nascida e criada no interior paulista, Ligia que mora há dois anos na cidade de Woodstock, em New Brunswick, já chamou a atenção da mídia local pela suas obras infantis.

Fiz um post sobre o seu trabalho há um ano, época de lançamento do “Max loves cupcakes”. Batemos um papo rápido para saber todos os detalhes desse novo trabalho. Confira !

Canadiando: Me conte um pouco sobre este novo livro, como surgiu a idéia?

Ligia Carvalho: O livro trata de um assunto bem delicado mas que é importante conversar com as crianças: o luto. A história gira em torno da morte de uma avó e busca guardar os bons momentos e manter a memória dela viva na mente e no coração dos pequenos. 

A idéia surgiu de forma natural: eu perdi minha avó quando ainda era bem pequena e meus filhos passaram pela mesma situação. Eu cresci lembrando dela de forma positiva, acreditando que ela estava por perto e era a estrela mais brilhante. E foi assim que sempre tratamos deste assunto dentro de casa, de forma tranquila e amorosa.  

Canadiando: Como você dá conta do recado ? Três meninos, casa e ainda consegue tempo para escrever?

Ligia Carvalho A leitura e a escrita sempre estiveram presentes na minha vida. Apesar de ter três filhos pequenos, casa, marido e ainda meu voluntariado que não abro māo, eu sempre procuro tirar um tempinho pra me recolher e fazer o que me dá prazer. Os meninos serão sempre minha prioridade mas ainda consigo me organizar bem. Meu marido também me ajuda bastante.  

Canadiando: Como está sendo o retorno das crianças sobre o livro?

Ligia Carvalho: O feedback tem sido incrível, bem maior do que eu esperava. Até os adultos me surpreenderam. No final do livro tem algumas páginas com atividades como : “Let’s Livro no Canadátalk about gramma’s favourites”, “express your feelings” e “Grandma’s family tree”. Isso tem ajudado os adultos a abordar o tema de forma natural. 

Fui procurada até por pessoas que trabalham em casas funerárias e centros de tratamento paliativo, você acredita ! Eles utilizam o livro para ajudar no trabalho com as famílias que atendem diariamente.

Outro fato curioso é que muitas pessoas que perderam familiares, não necessariamente avós, estão usando a obra como gancho para conversar sobre a perda com as crianças da família. 

Canadiando: Você já tem a programação das feiras que participará neste ano?

Ligia Carvalho: A minha divulgação tem sido mais online e local. Estou fechando a participação em alguns eventos na província e talvez tenha algo maior na metade do ano. No meu último livro fiz uma participação super legal numa feira em Toronto e na Book Expo América, em Nova Iorque. 

Canadiando: Alguma  idéia em pauta? Existe a chance dos livros serem publicados em Português também?

Ligia Carvalho Já tenho algumas idéias no papel, mas é surpresa ! No Brasil, talvez. Tudo depende do interesse de alguma editora brasileira.

Canadiando: Onde adquirir o livro?

Ligia Carvalho É possível comprar o livro clicando aqui.

Canadiando:  A experiência de morar numa cidade tão pequena na província de New Brunswick te inspira?

Ligia Carvalho: Claro! De fato, tenho mais tempo com os meus filhos e as crianças da comunidade. Esse convívio próximo é um exercício de observação muito inspirador!

Veja mais sobre a autora:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *