Realidade x Fantasia: Aluguel de imóveis no Canadá

Fui motivada por diversas perguntas curiosas a escrever esse post desmotivador (para alguns). Desde 2013 já tive oito “lares”(entre apartamentos e casas) sem contar hotéis e casa de amigos que nos acolheram entre uma mudança e outra. Para vocês contextualizarem o tamanho da bagunça: somos um casal com duas crianças e dois cachorros.

Entendam que estou relatando minha experiência pessoal. Muitos podem não concordar e ter visão completamente diferente. Mas é a partir desta colcha de retalhos que você vai entendendo melhor como se preparar para sua busca por imóveis na costa leste do país. Vou falar de New Brunswick, mas saiba que tudo é muito parecido nas províncias do Atlântico.

Alguns imóveis não aceitam animais e criançasRealidade Aluguel de imóveis no Canadá
Sim, muitos imóveis não aceitam, principalmente animais, independente de ser gato ou cachorro. Se você tem algum bichinho de estimação é bom que venha com um bom prazo de antecedência para procurar com calma um lugar. 
Prédios com moradores antigos e idosos às vezes implicam com a presença de crianças pequenas por causa do barulho. Pode parecer estranho, mas é assim que a banda toca por aqui.

99% dos prédios tem garagem coberta e aquecida – Fantasia
Se você conseguir um apartamento com garagem coberta, parabéns. É como acertar na loteria. Boa parte dos estacionamentos são abertos, quando existirem. Para ter garagem é preciso alugar casa.
E você deve deixar no veículo todo o aparato para o período das nevascas. Pá, vassoura, líquido anti-congelante e etc. É uma aventura na neve. Em alguns dias seu carro estará totalmente soterrado e é preciso chegar mais cedo para cavar.

Alguns prédios ainda usam lenha no aquecimento – Realidade
Lenha e gás butano, mas isso está mudando. A tendência é que tudo seja elétrico no futuro, mas alguns edifícios e casas ainda utilizam fornos de queima de carvão e lenha para o aquecimento central.

É perigoso fazer o depósito do Brasil para segurar o imóvel – Realidade Aluguel de imóveis no Canadá
Sim. Nunca faça isso. É muito comum ocorrerem golpes no depósito para segurar imóveis e comprar dólares, entre outros. Não  feche negócio com quem você não conhece, muito menos envie dinheiro para contas no Brasil ou Canadá. Para ter segurança contrate uma empresa que realize esse serviço, como imobiliárias ou empresa de concierge que auxiliam imigrantes e a se estabelecerem por aqui. E mesmo assim confira com quem já usou os serviços.

Os prédios possuem playground e área de lazer Fantasia
Esqueça o que você sabe a respeito de imóveis. Aqui se você alugar um apartamento com máquina de lavar louça já é lucro. Os prédios em sua maioria são feios, simples e não possuem nada além do hall de entrada e os corredores de serviço. Quer lazer, procure o parque mais próximo. Nas cidades maiores você até encontrará prédios que oferecerão uma estrutura melhor, mas New Brunswick ainda está longe disso. 

Os imóveis possuem área de serviço com tanque para lavar roupas  – Fantasia
 Quem mora aqui já está acostumado a improvisar baldes (da Dollarama) na banheira para deixar as roupas de molho. Aluguel de imóveis no CanadáQue jogue a primeira pedra quem nunca fez isso. Algumas residências até possuem tanque na garagem. Mas nada que seja parecido a nossa área de serviço do Brasil, com espaço para estender roupas no varal e etc.

Muitos prédios não possuem elevador – Realidade
Aqui você não encontra arranha céus e prédios realmente altos, a maioria tem de três a cinco andares. E boa parte não tem elevador.  O fato é que quando você chega do supermercado com seus filhos e aquelas milhares sacolas de compras ainda terá que enfrentar alguns lances de escada. C’est la vie.

O seu lixo é recolhido no próprio andar – Fantasia
Na maioria dos prédios você leva o saco até o térreo e deposita no respectivo latão de lixo seco ou reciclável. Se você não fizer isso, ninguém fará por você. São poucos os edifícios em que você terá o depósito no próprio andar ou aquela espécie de gaveta para colocar os seus dejetos deslizarem até o depósito.

O aquecimento de uma casa pode triplicar no período de inverno Realidade
Triplicar ou quadruplicar. Durante o inverno o gasto com aquecimento é realmente maior. Prefira alugar imóveis em que o hydro (como chamam a conta de energia elétrica) esteja inclusa no preço. Se for separado, saiba que casas gastam mais que Aluguel de imóveis no Canadáapartamentos. Economize para os gastos que você certamente terá no inverno para manter sua residência aquecida. Se alugar uma casa “geminada” ou “semi- attached house” – prefira as que estão situadas no meio. Elas absorvem o calor das outras casas e você gastará menos que as casas das pontas : )

Todos prédios possuem lavanderia – Fantasia
Não é verdade. Triste constatação. Não são todos os prédios que terão máquinas disponíveis. A propósito quando elas existem não são gratuitas, funcionam na base da moedinha: geralmente um dólar e 25 centavos por utilização. Mas neste caso você encontrará estabelecimentos comerciais com diversas máquinas para lavar e secar suas roupas. A questão que mais incomoda é o trabalho de ter que sair no inverno com sacolas de roupa suja e etc. Mas enfim, esse é um ponto que você precisa ficar atento na hora de alugar um imóvel.

Aluguel direto com o proprietário exige alguns cuidados – Realidade
Se você está fazendo a locação de seu imóvel direto com o proprietário tem que deixar bem claro as regras de aluguel, principalmente naqueles casos de pacote fechado (luz, agua, internet). Por exemplo, se você receber muitas visitas ou tiver familiares morando por longos períodos, os custos fixos aumentarão e você pode ter problemas. Isso já aconteceu comigo e tive que pagar um “extra”no fim do mês. Aluguel de imóveis no canada

É comum encontrar imóveis com odores desagrádáveisRealidade
Isso é bem comum ocorrer, principalmente nos imóveis mais antigos e com carpete (evite se você tem alergias). A mistura cultural tem seu ônus e bônus. Já visitei cozinhas impregnadas de cheiro de curry e alho, entre outras coisas. Também vale ficar alerta com os prédios em que ocorre grande rotatividade de estudantes. Muita atenção nessa hora. Todos sabem a prioridade de muitos jovens está longe de se preocupar em ter uma pia brilhando. E este é o cenário perfeito para infestações de bedbugs e outros insetos desagradáveis.

Aluguel de imóveis no CanadáDicas importantes: 

  • Se você achar um imóvel em bom estado e com preço razoável, seja rápido. Não fique enrolando porque o mercado imobiliário para aluguel de imóveis não apresenta tantas opções assim na província.
  • É muito comum morar em basement ou como chamamos de “porão” por aqui. Verifique se o imóvel possui bom isolamento contra umidade e prefira as unidades com janelas altas que oferecem mais claridade nos dias de inverno. 
  • Imóveis muitos antigos estão mais sucetíveis ao aparecimento de roedores.
  • Não deixe de perguntar se o imóvel já foi testado em relação ao Radon Gas. Saiba mais aqui. 

5 thoughts on “Realidade x Fantasia: Aluguel de imóveis no Canadá

  1. Não li mais do que verdades! Parabéns pelo testo Alê!
    Estamos em Québec há 3 anos e foi exatamente o que passamos! Tenho uma cachorrinha de pequeno porte e idosa e, os únicos prédios que aceitam cachorros são muito velhos e sujos e na grande esmagadora maioria das vezes aceitam fumantes tmb! Seria um sonho um apê mais novo, que não aceitassem fumantes, que aceitassem cachorros e prédio limpo!

  2. Bacana!
    Uma pequena correção no primeiro item importante: seja rápido porque o mercado é aquecido e você pode perder o imóvel. (Está escrito que o mercado *não* é aquecido.
    Outras coisas diferentes do Brasil: o tal do month to month/year; Esse lance estranhíssimo de começar a contar a partir do dia 1 de cada mês.

  3. Ótimo texto, bem realista!
    Voces conhecem alguma agência que realize o intermedio entre os brasileiros e os locatarios de New Brunswick, conosco aqui no Brasil?
    Queremos ir para New Brunswick ano que vem, porém achamos melhor alugar um apartamento daqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *