Imigração canadense: Você conhece bem o país que deseja morar ?

O meu melhor conselho para quem está pesquisando sobre a vida no Canadá é ter sempre a mente aberta e não enxergar certas províncias com indiferença. O país é imenso e cada lugar tem suas surpresas. A mobilidade aqui é maior, isso significa que se você quiser mudar de cidade tudo será mais fácil. É só arrumar um emprego, organizar as malas e o resto você resolverá sem grandes traumas. 

Em New Brunswick, por exemplo, neva bastante mas o custo de vida é mais baixo. Por ser uma província bilíngue, você ainda vida em terras canadensesterá a oportunidade de ter contato e aprender um terceiro idioma (o que também pode ser um problema para alguns). A taxa de desemprego é alta em relação ao resto do país, mas em compensação a província está investindo pesado para virar o jogo e sofre com a falta de profissionais na área de saúde. São prós e contras que todo mundo precisa colocar no papel para encontrar o seu melhor “Canadá”. 

Vejo muita gente focando nas grandes capitais sem saber que lá talvez não encontrem o que vieram buscar num lugar tão distante. Morar em Toronto ou Montreal é uma delícia, mas pode não ser o melhor destino para todo mundo. Confira abaixo a opinião de oito brasileiros que estão espalhados pelo país.

Alberta

Arquivo pessoal

Marise Fonte – mora em Abbotsford

Tempo de Canadá:  Oito anos – cidadã canadense.
Porque escolheu essa província? Não escolhi, fui enviada a trabalho e amei.
O melhor de Alberta? A tranquilidade. Eh uma cidade que oferece tudo que tem em uma cidade grande, porém com a paz de interior. Alberta acolhe o Rocky Mountains, os parques nacionais como Banff, Jasper and Waterton, são lugares encantadores e são geralmente muito frequentados por moradores de Alberta, para esquiar, passear ou relaxar.
O pior? O longo inverno.
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província? -35 / +35.
Se fosse obrigada a mudar de província? Se eu pudesse escolher ficaria por aqui mesmo. Ainda não conheci uma outra cidade pela qual eu trocaria Calgary.
Uma curiosidade? O Chinook (um fenômeno climático que aparece durante o inverno e aquece os dias durante o inverno).👉🏻 Saiba mais sobre Alberta

Montreal 

Arquivo pessoal

Gabriela Gonçalves – mora em Montreal

Tempo de Canadá? Seis anos – residente permanente
Porque escolheu essa província? Na época era “mais fácil” imigrar por Quebec.
O melhor de Quebec? A diversidade cultural e agitação, no caso de Montreal. O inverno é frio  mas tem lindos dias de sol.
O pior ? A eterna guerra do francês versus inglês . O sistema de saúde.
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província: -30 C /+ 34C.
Se fosse obrigada a mudar de província? Iria para Ontário. Eu já conheço e não gosto de muito de lugares menores e isolados. 
Um curiosidade? No verão realmente faz calor !
👉🏻 Saiba mais sobre Quebec 

British Columbia

Arquivo pessoal

Ana Carolina Atem Cidade – mora em Vancouver

Tempo de Canadá? Seis anos – residente permanente.
Porque escolheu essa província? Principalmente por conta do inverno mais ameno e sem neve.
O melhor de BC? A natureza. Aqui a mãe natureza não poupou esforços. Para todos os lados existe verde em abundância. Apesar de  morar na cidade estou a 20 minutos de parques nacionais, montanhas e lagos.
O pior?  No caso de Vancouver, o alto custo de vida. O fato de Vancouver ser uma cidade caríssima faz com que boa parte do orçamento familiar seja gasto em moradia. Para morar aqui é necessário muito planejamento e renda familiar alta. As cidades ao redor de Vancouver tem custo de vida um pouco mais baixo, mas a família tem que abrir mão de morar perto de tudo e percorrer longas distâncias no seu dia-a-dia.
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província? -10C /+30 
Se fosse obrigada a mudar de província? Mudaria para o Quebec que é a outra província em que já morei e gostei muito. O estilo de vida mais tranqüilo e um tanto europeu me atrai muito.
Um curiosidade? Vancouver é conhecida como a “Hollywood of the North”. A cidade ocupa o segundo lugar, depois de Los Angeles, em produções de TV e terceiro em produções cinematográficas. É comum encontrarmos artistas famosos pela cidade.
👉🏻 Saiba mais sobre BC

Ontario

Um pouco sobre o Canadá
Arquivo pessoal
Rachel Reznik Cidade – mora em Oakville (GTA)
 
Tempo de Canadá? Cinco anos – residente permanente.
Porque escolheu essa província? Pela temperatura mais amena e a facilidade para ir ao Brasil.
O melhor de Ontario? Tudo funciona
A pior? Os altos preços dos imóveis
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província? -30 / + 40
Uma curiosidade? No inverno os dias mais bonitos são os mais frios. O céu  pode estar azul com um sol lindo, mas o frio é de -20 C. 
Se fosse obrigada a mudar de província? Iria para Quebec. Acho que culturalmente é uma província super produtiva, além de ser extremamente charmosa.👉🏻 Saiba mais sobre Ontario

Saskatchewan

Arquivo pessoal

Sueli Bizetto de Freitas – mora em Saskatoon

Tempo de Canadá? 34 anos – cidadã canadense.  
Porque escolheu essa província? A Universidade de Saskatchewan – uma das mais  conceituadas universidades em Agronomia – está Saskatoon. Esse foi o motivo principal que nos trouxe para o Canadá.  Meu marido foi aceito para fazer seu PhD em Ciência do Solo nesta Universidade. Naquela época não havia “Google” para pesquisar sobre a Província e viemos um pouco no escuro, com muita esperança que tudo iria dar certo. A única coisa que sabíamos era que a cidade ficava rodeada por fazendas de trigo e canola e que os invernos eram rigorosos e o verões curtos. Somos uma das primeiras famílias brasileiras a imigrar para Saskatoon.
O melhor de Saskatchewan? Para mim é a vastidão destas pradarias onde temos a sensação de que podermos tocar os céus com as mãos. É a beleza natural com seus mais de 100 mil lagos, as cores contrastantes das plantações de canola, mostarda e trigo durante o verão. Também gosto muito das pessoas: são simples, educadas, íntegras e respeitadoras.
O pior ? O rigor do inverno e a distância para se chegar aos grandes centros como Vancouver e Toronto.  Como estamos localizados no meio do Canadá, a distância é quase a mesma para qualquer um dos lados (leste e oeste). 
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província?  -52oC/ +40  
Se fosse obrigada a mudar de província? Se isso acontecesse, procuraria uma cidade/província onde a distância para se chegar ao Brasil fosse menor do que a de agora.
Uma curiosidade? Duas : ) 1.44% do total de terras cultivadas no Canada estão em Saskatchewan 2. Saskatchewan possui mais água doce, por área, do que Alberta e British Columbia juntas. 
👉🏻 Saiba mais sobre Saskatchewan

Manitoba

Vida em Manitoba
Arquivo pessoal

Ana Paula Paltian – mora em Dauphin

Quanto tempo de Canadá? Quatro anos e meio – residente permanente 
Porque escolheu essa província? Eu não pensava em Manitoba como o meu lar, mas foi pesquisando e entrando em contato com as instituições de ensino que percebi que era a região que estava me abrindo mais portas.
O melhor de Manitoba? Os parques nacionais !  São todos lindos e tem um clima bem família nas cidades mais afastadas da capital. O friendly Manitoba se aplica mais no interior. 
O pior?  O caos social. Infelizmente é crescente o índice de violência, principalmente em Winnipeg. Eu, particularmente, não me vejo mais residindo em Winnipeg e muitos dos meus amigos e amigas estão deixando a cidade por conta disso. 
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província?  -50º /+ 40º
lagos com agua azul (lembra os de Banff), parques nacionais com uma estrutura excepcional , um povo amigo e hospitaleiro.
Se fosse obrigada a mudar de província?  Até o momento a cidade de Windsor, em Ontario, é a que ganhou os nossos corações. Estamos procurando um lugar com inverno menos rigoroso, excelente localização geográfica e bem família. 
Uma curiosidade? Aqui temos um contato com a natureza de uma forma inexplicávelmente linda. Temos aurora boreal, lagos com a cor da água azul (lembra os de Banff), parques nacionais com uma estrutura excepcional , um povo amigo e hospitaleiro.
👉🏻 Saiba mais sobre Manitoba

Nova Scotia

arquivo pessoal

Lucas Nonnemacher – mora em Halifax

Quanto tempo de Canadá ? Seis anos – residente permanente. 
Porque escolheu essa província? Morei por 4 anos em Ontario, mas não tinha perspectiva de conseguir minha residência permanente morando lá. Apliquei para o programa Nova Scotia Demand em agosto de 2015 e em setembro de 2016 recebi a aprovação do sponsorship da província. Acabei me mudando para Halifax em Março 2017.
O melhor da NS? As pessoas. Todo mundo é muito amigável, achei muito mais fácil fazer amigos aqui em Nova Scotia que em Ontario. Também gosto da proximidade com a natureza e o mar.
O pior? Apesar de conseguir o seguro de saúde provincial no mesmo dia que cheguei aqui não existe médico de família suficiente para todos. O jeito é colocar o nome em uma lista de espera e aguardar um bom tempo para conseguir um family doctor.
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província?  -15C / +32C 
Se fosse obrigada a mudar de província? Hoje em dia não tenho vontade de me mudar de Nova Scotia, gosto da província e estou bem adaptado ao estilo de vida da região. 
Uma curiosidade da NS: Halifax fica mais perto de Dublin (Irlanda) do que de Victoria (British Columbia).
👉🏻 Saiba mais sobre a Nova Scotia

New Brunswick

Vida em New BrunswickJulia Rocha – mora em Moncton

Quanto tempo de Canadá ? 8 meses – visto de trabalho
Porque escolheu essa província? College e custo de vida mais baixo.  
O melhor de NB ? Imóveis bem mais baratos para alugar e comprar.
O pior? Não tem muito o que fazer em termos de vida social. 
As temperaturas mais extremas que já experimentou na província? -33/+24
Se fosse obrigada a mudar de província? Ontário ! Ruas mais limpas, pessoas  educadas e mais oportunidades.
Uma curiosidade: No verão faz calor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »