Estudo: Cinco dicas de como se preparar para o College no Canadá

Não há como negar que boa parte dos potenciais imigrantes enxergam o estudo no Canadá como uma interessante porta de entrada, embora isso não seja garantia de que você poderá morar aqui definitivamente. São inúmeros fatores que devem ser considerados na hora acertar o curso que irá lhe ajudar nessa empreitada de vida.

Saiba que nem todo diploma estrangeiro terá o mesmo valor e abrirá portas no Canadá. É por isso que muitos optam pelo caminho do estudo, o qual poderá sim facilitar a sua entrada no mercado de trabalho local. Aí está o grande pulo do gato: dependendo do caso, isso irá ajudar na pontuação do Express Entry. Mas esse assunto ficará para a próxima. Prefiro esmiuçar os detalhes que você deve focar nesta caminhada rumo ao college

1. Conheça o mercado de trabalho da província que você pretende estudar

É importante entender que o college é reflexo do mercado de trabalho onde ele está, isso significa que os portfólio de cursos mudam de cidade para cidade e muito mais quando se fala em província. Os cursos oferecidos atendem geralmente as necessidades locais do mercado. No caso, se você optar por um curso que atenda uma área de trabalho muito específica e pensa em se mudar no futuro, talvez tenha problemas. 

2.  Conheça a grade de matérias dos cursos, compare e avalie 

Mesmo que você esteja procurando um curso com o mesmo nome em diferentes colleges, sempre faça isso. Pode existir uma pequena diferença nas disciplinas disponibilizadas que pode ser crucial no seu caso. Muitas pessoas que optam pelo college já trazem uma certa bagagem de conhecimento do Brasil. 

3. Certifique-se se o college que pretende estudar é público ou privado

Saiba que somente os colleges públicos dão direito ao PGWP e também ao visto de trabalho full time ao cônjuge. Clique aqui para conferir todos o colleges por província. 

4. Confira todas as datas

Preste atenção nas datas de início dos cursos. Principalmente quem precisa fazer pathway para ingressar no college. As instituições públicas, em geral, iniciam em três épocas do ano:

  • Setembro ou Fall: a data oficial de início do ano letivo na América do Norte.
  • Janeiro ou Winter:  uma data com início opcional para  grande parte dos cursos. Quem inicia o curso em janeiro, Estude no Canadá
    geralmente não tem as férias de verão. Estuda direto mas se forma mais cedo.
  • Maio ou Summer: nessa data apenas poucas opções de cursos se iniciam. Como em janeiro, não há férias.

5. Programe-se com antecedência.

Devido à enorme procura dos últimos anos, os cursos estão lotando muito cedo. Um bom exemplo disso é que no New Brunswick Community College (NBCC), em New Brunswick, as aplicações para Setembro de 2020 já estão abertas. Em 2019 está tudo lotado. Nos demais colleges, recomenda-se estar com tudo pronto para aplicação com um ano de antecedência. Só assim você terá chance de aplicar com tranquilidade e de evitar longas listas de espera. 🍁

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »