Educação no Canadá: Confira as principais dúvidas sobre College na província de New Brunswick

Muitas pessoas que me seguem pelas redes sociais estão buscando informações sobre college em New Brunswick. Há algumas semanas fiz uma enquete sobre o tema no Instagram e recebi mais de cem perguntas em menos de 24 horas! Não entendo nada sobre o assunto, mas não quero deixar vocês sem resposta. 

Fui direto consultar o Roberto Calfat, meu parceiro da Loonie Canadá, para esclarecer as principais dúvidas. Chegou a hora de pontuar as questões que estão complicando a vida de quem pensa em estudar na costa leste. Confira:

Canadiando: Quais são os colleges públicos e privados em New Brunswick? Qual a diferença?
Loonie: A província possui quatro colleges públicos:

Mas os colleges públicos são gratuitos ? Não. São instituições que pertencem à província mas não são gratuitas. Eles funcionam da mesma maneira que os colleges privados. 

Canadiando: Com quanto tempo de antecedência devo aplicar para o college ?
Loonie: Na NBCC, que é a mais procurada, os cursos começam, em quase que 100% dos casos, em Setembro.  É bom deixar tudo preparado com mais de um ano de antecedência para não correr o risco de entrar direto na lista de espera. Nós tivemos aplicações no final de Janeiro de (2019) que já entraram em espera. Obviamente isso depende do curso. Alguns são mais concorridos e em unidades mais desejadas do college, como a de Moncton, por exemplo.

Canadiando: Qual é a média de preço dos colleges em New Brunswick ?
Loonie: 
Para a NBCC os valores são ao redor de CAD $10.000. Já a NBCCD está em torno de CAD $6.000. É importante dizer que na NBCCD o aluno precisa ter experiência na área que deseja estudar. É necessário apresentar, junto com a aplicação, um portfólio específico. Vale lembrar que no resto do Canadá, os valores dos colleges são por volta de CAD$16.000

Canadiando: O pagamento é feito somente de uma vez ? É possível parcelar ?
Loonie: Em todos os colleges o pagamento é sempre feito por semestre. No canadá eles consideram o período de quatro meses o que nós chamamos  de “semestre” no Brasil.

Tudo que você gostaria de saber sobre a província de New Brunswick no Canadá

Canadiando:  Assim como ocorre em outras províncias, quem estudar nos colleges de New Brunswick tem direito a escola para os filhos ?
Loonie: 
Sim. O visto de estudo permite a escola gratuita para os filhos, do fundamental ao high school, e permissão de trabalho para o cônjuge.

Canadiando: Por ser um college mais barato, o padrão e ensino não deixa a desejar ?
Loonie:  Não. Os cursos são mais em conta em função da realidade da província. Também existe o interesse em aumentar a participação dos estudantes internacionais. Se fosse o mesmo preço, todos iriam para os locais mais conhecidos e badalados. É uma maneira de concorrer com Toronto e Vancouver, entre outras grandes cidades. 

Canadiando: Quais são os cursos mais procurados em NB pelos clientes da Loonie ?
Loonie:
Business, Marketing, Engenharia (nível técnico) – entre outros.

Canadiando: Existe co-op em New Brunswick igual a Toronto e Vancouver  ?
Loonie: Somente para alguns cursos. 

Canadiando: Qual nível de inglês exigido e qual teste de proficiência é aceito?
Loonie: 
Para cursos de nível técnico ou tecnológico é necessário nota 6.0 (média) e não menos que 5.5 em cada skill – para o IELTS. No TOEFL a nota mínima é 80. O NBCC também aceita o teste do Duolingo, 100% online, com nota mínima de 55.

Canadiando: Consigo fazer um Pathway de apenas um mês e depois entrar no college ?
Loonie: Não. Na grande maioria dos casos, os programas de pathway são de aproximadamente 12 semanas, desde que o aluno já tenha nível suficiente para ingressar nesse programa. 

Canadiando:A lista de espera para a NBCC é grande ?
Loonie: 
Sim, mas tudo depende do curso e da cidade. Moncton é a unidade da NBCC mais concorrida.

Canadiando: Como funciona o seguro saúde ?
Loonie: 
Ele já está incluso no valor do college e é obrigatório. O estudante pode inserir os membros da família pagando uma taxa extra. 

Canadiando: Como funciona o horário das aulas ? Existem cursos noturnos e diurnos ?
Loonie: Qualquer curso feito acima de 3 horas por dia é considerado integral. Então tudo depende de quantas matérias serão cursadas. Geralmente a aula começa as 8:30 e encerra até as 16h30.  🍁

Se você está pensando em cursar um college em New Brunswick clique aqui e agende gratuitamente  o seu bate papo com a Loonie. Economize tempo e incomodação. Você não pagará nada além do valor do curso estabelecido pela unidade de ensino canadense e ainda ganhará tempo para se dedicar aos preparativos da viagem.

5 thoughts on “Educação no Canadá: Confira as principais dúvidas sobre College na província de New Brunswick

  1. Oi Alessandra! Como sempre muito pertinentes seus posts.
    No fim do ano passado passei um mês em Toronto (fui a Quebec, Ottawa e Montreal também) e fui picada pelo bichinho canadense rs. Me encantei por tudo aí e também tive propostas de “fica e depois você regulariza sua situação”, não caí no conto do vigário porque sou advogada, procuro sempre andar dentro da legalidade e porque desconfio sempre do que é muito fácil…
    Bom, nas instituições indicadas por você não localizei o program “Paralegal”, você sabe me dizer se tem alguma instituição de ensino em NB que vá pra essa área? Muito me interessou o fato de que o valor dos colleges aí é mais barato pra estudante internacional.
    Obrigada e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »