Brasileiros em Alberta: Um casal cheio de sonhos e muita organização

Brasileiros em Alberta – O Canadá é um país enorme e cheio de possibilidades. O importante é achar o lugar certo para você.  E não adianta se encher de expectativa, já que o mundo perfeito não existe, embora não seja difícil levar uma vida bem generosa em grande parte das províncias.

A história do Brunno e da Isabelle já começou por aqui ❤ Eles noivaram em 2015, em Niagara Falls, e desde então traçaram o seu projeto com muito estudo e dedicação. Sonhar é preciso, mas não dá para viver com a cabeça nas estrelas ao se mudar de país e topar recomeçar do zero. 

Este casal de Sorocaba (SP) quase bateu o martelo pela Colúmbia Britânica. Mas depois de muito estudo, optou pela cidade de Medicine Hat, no sul de Alberta.

É lá que eles desembarcam na próxima semana, dia 25 de julho, e iniciam essa nova fase cheia de desafios. É o #projetocanada na prática !
Confira abaixo o nosso papo e anote todas as dicas.

Canadiando: Por que escolheram esta província? 
Brunno e Isabelle: Apesar da nossa ampla pesquisa sobre diversas cidades, regiões e províncias, nos guiamos pelas universidades/colleges que ofereciam o curso pretendido pela Isabelle. Nossas principais escolhas eram justamente British Columbia e Alberta.

Canadiando: Qual o motivo que despertou o projeto Canadá do Brunno e da Isabelle ? Arquivo pessoal

Brunno e Isabelle: Talvez essa seja a pergunta que as pessoas não querem ouvir a resposta, por isso escutamos tão pouco. Eu, Brunno, desde muito pequeno (5-6 anos) tenho lembranças de chorar e sofrer por não ter nascido no Estados Unidos.

Não sei onde vem essa sensação, mas sempre tive a impressão que o meu destino seria buscar novos conhecimentos e novas experiências que não temos em apenas um lugar.

Nós somos extremamente corretos e tentamos viver assim: buscando tratar e ser tratado da melhor maneira – sempre.

Nesse sentimento, envolve segurança pública, saúde, e diversas coisas que não encontramos mais no nosso país.
Infelizmente o Brasil passa por uma crise de identidade muito grave, onde o ódio, o desrespeito e a ganância são os sentimentos mais comuns. Não desejamos criar nossos filhos e terminar nossas vidas num lugar que aceita e é guiado desta forma.

Canadiando: Qual é o seu planejamento (vem estudar, trabalhar) ?
Brunno e Isabelle:  A Isabelle vai estudar no curso de 2 anos de Occupational/Physical Therapist Assistant, na Medicine Hat College. Eu apliquei para o visto de Open Work Permit e fui aprovado pela mesmo tempo duração do curso da Isabelle.

Canadiando:  O que será mais difícil deixar para trás ?
Brunno e Isabelle:  Sem enrolar, a família em primeiro lugar. Somos muito próximos da nossa família (principalmente a Isabelle) e isso nos assusta um pouco. Porém, com a quantidade de tecnologia ao nosso disportemos confiança que conseguiremos suportar essa saudade em prol do nosso plano.

Canadiando:  Pelas suas pesquisas, para qual província você não iria?
Brunno e Isabelle: Em nossas pesquisas não encontramos nenhuma província inelegível aos nossos critérios, porém há lugares que evitamos, inclusive, aplicar para o College. Como:

🔸Quebec, pelo nosso completo desconhecimento do francês. Apesar de querermos aprender para
abrir mais essa possibilidade.
🔸Toronto: por ser uma região metropolitana muito grande e com custo elevado de vida
🔸Vancouver: pelo custo elevado de vida

Temos grande apreço pelas cidades menores e as vantagens que elas possuem. Em nossas pesquisas elegemos dois lugares que gostaríamos de morar: Calgary e North Vancouver (pela excelente universidade que é a Capilano).

Canadiando: Qual a sua principal fonte de pesquisa sobre o Canadá ?
Brunno e Isabelle: Iniciamos as pesquisas em vários lugares, mas temos carência por coisas mais materiais e não só
vídeos de pessoas que moram lá. Sendo assim, na ordem de importância:
🔸Site do CIC (fonte oficial e mastigada de toda a informação importante e essencial)
🔸Canadá para Brasileiros dos irmãos Prezia. Assinamos a Área VIP deles em 2016 e foi transformador para o nosso plano. Os guias, vídeos, podcast e principalmente a área vip no Facebook são absolutamente fantásticas.
🔸 Youtube nos canais de pessoas que moram ou falam do Canadá

Arquivo pessoal

Canadiando:  Usou o serviço de um consultor ?
Brunno e Isabelle: Sim, utilizamos uma consultoria educacional para auxiliar no entendimento da lógica de processo de seleção dos colleges e para entender mais a aceitação dos colleges para alunos estrangeiros na área da saúde (e mudança de área).
O restante realizamos inteiramente por nossa conta e nossas pesquisas.

Canadiando: Você já veio para cá antes ? 

Brunno e Isabelle: Sim, por duas vezes. Em 2015 realizamos um intercâmbio educacional em New Paltz (estado de NY, EUA) por três semanas. Na quarta semana pegamos um carro e fomos até Toronto. Nesse momento ficamos completamente apaixonados pelo Canadá e pelos canadenses.

Essa cidade e esse momento foi muito especial,  pois ficamos noivos em Niagara Falls do lado canadense. No mesmo ano decididos mudar de país em algum momento da nossa vida, foi então que resolvemos que a nossa lua-de-mel seria uma viagem exploratória pelo Canadá e que o casamento seria o menor e mais barato possível.  Em 2017 viajamos por 21 dias entre EUA e Canadá de carro. Foram mais de 8.500 km nesse período:
🔸Los Angeles (5 dias)
🔸Grants Pass (uma noite)
🔸Vancouver (4 dias)
🔸Calgary (5 dias)
🔸Kelowna (1 dia)
🔸Seattle (uma noite)
🔸San Francisco (3 dias)
🔸Las Vegas (3 dias)
Se já éramos apaixonados pelo Canadá, encontramos o amor verdadeiro conhecendo Vancouver, Kelowna e Calgary. Tivemos momentos muito especiais, como encontrar um urso na rodovia, andar sobre um lago congelado (Lake Louise) e aluguel de uma casa para ver como seria viver como um canadense.
Clique aqui para ver o vídeo do urso

Canadiando: Como você imagina a sua nova vida em terras canadenses?
Brunno e Isabelle: Imaginamos em duas etapas. Sabemos que a primeira parte será extremamente difícil, desafiadora, cansativa e que irá exigir o maior esforçoprincipalmente emocional. Já na segunda etapa, nossa expectativa é de ter estabilidade em uma vida mais simples, com objetivos definidos e com menos pressão.

Canadiando: Qual seu maior medo em emigrar do Brasil?

Brunno e Isabelle: A insegurança de iniciar do zero. No Brasil temos estabilidade, boa formação, bons currículos e contatos. Estamos abrindo mão de tudo isso e vamos enfrentar o completo desconhecido e incerto. Acreditamos que após esse grande desafio, sairemos mais fortes e capazes.

Canadiando: Você também cogitou imigrar para outros países, quais?
Brunno e Isabelle: Não, os EUA possuem outras características que nos fizeram abandonar esse meu sonho de criança. Estamos em processo de reconhecimento da cidadania italiana, mas não nos vemos morando lá. Há outros países como Austrália e Irlanda, mas não cogitamos esses países em nenhum momento.

Canadiando:  Qual o conselho para quem está iniciando o seu #projetocanada?

Brunno e Isabelle: Se transforme no comandante da sua vida. Esteja realmente no comando da sua vida, ela é o seu bem mais precioso. Páre e pense na sua rotina, em seus sonhos e seus objetivos familiares. Quando fizemos essa reflexão percebemos que estávamos lutando apenas por bens materiais (um carro legal, uma casa própria, um celular top) e afinal o que estávamos levando para nossa aposentaria? O que estávamos levando para ensinar aos nossos filhos.

O planejamento para o Canadá já mudou muito nossas vidas. Hoje somos mais simples, curtimos melhor os momentos, temos objetivos mais emocionais e nos preocupamos com uma sociedade melhor. Pensamos a respeito do  que iremos passar para os nossos filhos.  Outra coisa, algo simples, mas que muitos têm dificuldade de se empenhar: junte dinheiro e estude inglês. Não é fácil, mas é imprescindível. Conhecimento é a base de tudo.

PS: Quem quiser acompanhar um pouquinho da vida do Brunno e da Isabelle em Medicine Hat é só seguir o casal pelo Instagram : )

2 thoughts on “Brasileiros em Alberta: Um casal cheio de sonhos e muita organização

  1. Canadiando, essa história do Brunno e da Isabelle é inspiradora e retrata muito o que eu e minha esposa sentimos em relação a vida e ao nosso país. Espero que eles continuem fortes nesse sonho e que conquistem os objetivos planejados. Um abç!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *