New Brunswick: Informações úteis para os recém-chegados na província

New Brunswick é a bola da vez, ninguém pode negar. Desta forma, resolvi escrever esse post e atualizá-lo A história de New Brunswickconstamente para ajudar todos que estão em fase de planejamento ou chegaram há pouco. 

Se você está vindo como estudante, trabalhador ou residente permanente, é importante organizar o básico para iniciar a sua vida na costa leste sem grandes problemas.

Eu acredito ser totalmente possível você solicitar a sua documentação e alugar imóvel, entre outras coisas, por conta própria. O importante é ler muito e se informar sobre todos os detalhes, sobretudo aquelas divulgadas por fontes oficiais da província.

Alerta

Como sempre aviso, principalmente pela minha conta do Instagram, cuidado com os prestadores de serviços que aparecem nessa hora. Se for contratar, converse com moradores antigos da região, peça referências.

E acima de tudo, faça contrato e exija um recibo ou nota fiscal. Não feche nenhum negócio de “boca” ou através de redes sociais sem ter nenhuma referência.

Sim, já vi ocorrerem golpes em New Brunswick, serviços inacabados e muita confusão. Fique ligado.

Mudança para New Brunswick em tempos de pandemia

Se vier para New Brunswick por via terrestre, confira a situação das estradas. Evite dirigir à noite por causa dos animais.

Por via área, confira os principais aeroportos: 

Com a pandemia, a província declarou Estado de Emergência  no dia 19 de março de 2020. Desde então várias medidas foram tomadas, entre as quais, o isolamento obrigatório de todos que chegarem à NB vindos tanto do exterior como das demais províncias. Clique aqui para saber mais.

IMPORTANTE

Os viajantes que entram em New Brunswick por terra, ar ou mar devem se registrar online antes de viajar. A confirmação de sua inscrição será enviada por e-mail em até 5 dias.

Antes de tudo, planeje com antecedência e envie sua inscrição antes da data da viagem para não ser barrado na fronteira. 

Sem internet? Ligue para 1-833-948-2800 para que um agente o auxilie. Para todas as outras consultas da Covid-19 não relacionadas a viagens, ligue para 1-844-462-8387 ou e-mail: [email protected]

Immigration Settlement Agencies – Clique aqui para a ver a lista de todas instituições por região. 

De fato, em todas as regiões existem locais que irão auxiliá-lo no processo de adaptação, seja para aprender o idioma ou buscar emprego.

Canadá Multicultural

Para quem quer se envolver em atividades culturais e entrar em contato os brasileiros da região, deve procurar as Associações Multiculturais,  Clique para ver a lista.  

New Brunswick disponibiliza um manual para os futuros residentes permanentes que você pode acessar aqui. Isso o ajudará a providenciar os principais documentos e começar a organizar a vida. 

Social Insurance Number (SIN)  

É o seu número de seguridade social. Somente com ele você poderá trabalhar e receber os benefícios governamentais a que tem direito. No site do governo dizem que é um cartão, mas só recebi uma folha com o número. Tenha cuidado para não perdê-lo nem passá-lo para ninguém pois server como o seu CPF.

Qualquer pessoa mal intencionada pode usá-lo o seu número para abrir conta em banco, fazer compras com cartão falso etc. Não leve esse número na carteira, por exemplo. Já escutei histórias sobre isso. Você retira o seu  SIN number nas agências do “Service Canada” em New Brunswick –  Clique aqui para encontrar na sua cidade. 

Saúde Saúde em New Brunswick canada

Em New Brunswick você faz a inscrição para o seu cartão de assistência médica nas agências do “Service New Brunswick”. 
Nem todos os serviços médicos são gratuitos, mesmo com o seu cartão Medicare.

Já comentei sobre isso no post sobre NB – aqui.  Portanto, o que a maioria das pessoas faz para cobrir os gastos extras com odontologia, fisioterapia, receitas, despesas com óculos, entre outras, é pagar um seguro particular.Eu tenho o meu e, de fato, vale muito a pena.

Alguns empregadores oferecem esse “plus” na oferta de emprego. As principais empresas de seguro que conheço aqui são a Blue Cross e a Sunlife . Você terá direito ao Medicare se for residente permanente, tiver visto de trabalho ou de estudante (somente graduação e pós-graduação).

Intercambistas não estão incluídos.  Veja mais aqui. 

Carteira de Motorista

Você pode fazer a solicitação da sua carteira de motorista também na agência do Service New Brunswick

Fiz a minha carteira na província de Ontário, mas o procedimento, até o onde sei, é meio que padrão em todos os lugares. Você terá que fazer um teste escrito, prático e de visão.

Minha sugestão: em alguns locais você pode fazer a prova em Português. Não caia nessa porque é português de Portugal e a lógica muda.

Você vai se confundir mais que qualquer coisa. E a província de New Brunswick em breve estará oferencendo o teste de conhecimentos específicos online. 

Já faça download do livro com as regras de trânsito clique aqui em inglês  – clique aqui para francês e já comece a estudar. A carteira de motorista também serve como documento oficial de identificação em todo o país. Para saber mais clique aqui.

Além disso, se puder fazer umas aulinhas práticas de uma auto-escola local será ótimo.

Abertura de conta bancária

Abrir uma conta bancária é, de fato, bem simples. Em geral, você precisa de um documento de identificação com foto, seu passaporte e o seu endereço residencial.

Eu quando abri levei tudo: carteira de motorista, passaporte, SIN number etc. Mas preste atenção no pacote de serviços que irá contratar.

O governo canadense disponibiliza uma ferramenta bem interessante para você escolher o banco que melhor se adequa as suas necessidades – clique aqui para ver .

Você pode se confundir um pouco porque eles especificam uma Savings account (conta poupança) ou Checking account (conta corrente) com números diferentes.

Linha telefônica e Internet

A maioria das pessoas ainda tem o hábito de ter telefone fixo. E uma curiosidade: eles adoram mandar fax. O aparelho ainda é muito utilizado no Canadá inteiro.

Já em relação a internet, é muito parecido com o Brasil. Você só precisa fechar o pacote que atenda melhor as suas necessidades. Geralmente você inclui tudo: TV a cabo, Internet, Telefone fixo e móvel. Clique aqui para ver as empresas que atendem New Brunswick – por cidade.

Aluguel ou compra de imóvel 

A princípio acho que a melhor opção para quem está chegando na província é alugar um local para ter tempo de conhecer bem a cidade em que vai morar. 

Você pode optar por um imóvel de AirBnb ou ainda buscar pelas páginas do Facebook ou do kijiji (que é um site canadense que você encontra absolutamente tudo !)

Você precisa escolher muito bem o bairro que irá morar. Algumas dicas importantes:

  • Pergunte se a região tem problema de alagamento. Isso , de fato, bem comum acontecer por aqui no período de primavera, quando o degelo e rápido. Principalmente nas cidades de Saint John, Moncton e arredores.
  • A limpeza da neve é sempre feita primeiro nas ruas de maior tráfego. Desta forma, prefira não morar muito longe delas.
  • Quanto mais próximo da floresta, mais mosquitos, aranhas e outros insetos você terá por perto. Além disso, é claro, você também pode receber a visita de alces, veados, raposas, guaxinins e quem sabe até ursos. Por isso, nunca deixe latas de lixo abertas do lado de fora da casa. 
  • Ao alugar imóvel provavelmente você terá que fazer um “depósito”de um mês de aluguel adiantado, o qual, será devolvido ou abatido no seu último mês de permanência. Além disso, você terá de assinar um contrato chamado de  “Tenancy Agreement” onde estão listadas todas as suas responsabilidades do locatário e do locador.
  • Para saber mais clique aqui 👉🏻 Realidade x Fantasia: Aluguel de imóveis em New Brunswick

Mobiliando a casa

Não importa o tipo de casa que você irá morar, ela precisa de recheio. Nem que seja o básico e de preferência gastando o mínimo possível.  Quando cheguei no Canadá recebi de amigos móveis em excelente estado e até achei na rua uma mesinha “anos 70″que conservo até hoje.

Se pesquisar bem, certamente você encontrará móveis para doação. Alguns moradores colocam até no jardim com um papel avisando. 

Uma dica de ouro: cuide muito bom o que você leva para o seu lar. Aqui no Canadá, como nos Estados Unidos, existe um bichinho que se chama “bedbug” é o tal “percevejo” do Brasil. Portanto, NUNCA aceite colchão usado sem saber a procedência. Estofados e almofadas também são perigosos. 

Algumas dicas de lojas em NB que você encontrar móveis de qualidade a preços razoáveis: 

IKEA: Uma ida até loja da Ikea em Halifax vale muito a pena. Você pode alugar um caminhãozinho no Uhaul e irá sem dúvida fazer a festa.
Surplus: Vale conferir as promoções permanentes que ocorrem por lá.
Maritime Furniture Clearance Centre: Tem de tudo um pouco. Contudo, é preciso procurar bem.
Structube: Confira sempre no site o link “Small Budget”

Móveis usados:

  1. Bernie’s New and Used Furniture
  2. Enviro Plus Moncton
  3. Trift Store
  4. Salvation Army
  5. New 2 you
  6. The liquidation Guys
  7. Value Village

Creche e escola 

A maioria das creches aceita crianças a partir dos dois a três meses de idade. O horário de ambos também é bem flexível, geralmente entre 7h30min e 18h. 

  • Daycare/preeschool : São as creches tradicionais, que podem ser instituições privadas ou ainda organizações sem fins lucrativos, ligadas a empresas, universidades etc. Os profissionais que atuam nessas entidades possuem formação profissional através de curso técnico de dois anos em boa parte dos lugares.
  • Home Daycare ou Family daycare: É uma creche dentro de uma casa particular. Os canadenses gostam muito, porque acham que a criança se sente mais acolhida no ambiente familiar do que numa “escolinha” propriamente dita. É como deixar o seu filho na casa da babá, sendo que ela terá outras crianças por lá para brincar. Até onde sei, a pessoa responsável não precisa ter formação na área e pode cuidar de até cinco crianças ao mesmo tempo.

As creches são geralmente bilíngues (Inglês/francês) e os pais podem optar pela língua em que a criança será alfabetizada, embora ela também aprenderá de qualquer forma o segundo idioma nos anos seguintes.

Os daycares em New Brunswick não são gratuitos.

E custam caro, embora seja um valor bem abaixo dos grandes centros. Veja mais clicando aqui. 

Os coordenadores do serviço provincial realizam  inspeções regulares em todas as creches licenciadas de New Brunswick (clique aqui para ver a lista completa) 

Após o daycare, a criança que completar cinco anos até o dia 31 de dezembro, já pode iniciar a vida escolar no mesmo ano. O sistema de educação vai do kindergarten (nosso maternal) ao 12º ano. Existe um sistema de escolas inglesas e francesas, você que escolhe. 

Veja aqui como funciona para encontrar a melhor instituição 

Se escolher pelo inglês, meu filho não vai aprender francês ?
Não é bem assim. Existem três programas FSL (French as a second language) oferecido aos alunos dos sistema anglofônico. O mesmo ocorre com o francês.

Durante a vida escolar, os alunos terão eventualmente que passar pelos créditos de “English as Second Language” como parte do currículo.

Veja todas as escolas da província com currículo em francês

Escolas da província com currículo em inglês

 Criando filhos bilíngues

Compra de carro

Dificilmente você vai conseguir viver sem carro em New Brunswick. Primeiro porque, de fato, boa parte das cidades pequenas não possui sistema de transporte público. Se tiver filhos é mais um motivo.

Com o inverno é impossível se locomover a pé. Além de que não há nada melhor do que descobrir as belezas da província, as inúmeras praias e parques e atrações turísticas da região.

Dirigir em New Brunswick

Se você vier de outra província, pode utilizar o seu veículo para fins pessoais (não comerciais) por um período de até seis meses sem registrá-lo.

Se for comprar, sendo um carro novo ou usado, você precisará da sua carteira de motorista (canadense) e do comprovante de residência.

No Canadá o seguro de carro é obrigatório. Você só consegue registrar o seu veículo quando ele já estiver segurado.
Saiba mais sobre registro de automóveis 

Evite carros rebaixados. As estradas de New Brunswick não são uma maravilha e você terá dificuldades no inverno.

Fonte: Service New Brunswick – SNB

Para mais informações, acompanhem as lives em nosso canal no Youtube

10 thoughts on “New Brunswick: Informações úteis para os recém-chegados na província

  1. Nem sei mais se vou conseguir devido a idade ( 63 ) mas de qualquer forma agradeço em nome de todos que precisam MESMO dessas dicas…Acho que vou procurar uma esposa por ai rsrs !

  2. Muito obrigada pelas dicas.vai ficar no nosso arquivo❤️Vamos precisar quando estivermos a caminho …estávamos aqui a rir quando escreveu “português de Portugal “a gente è de Angola e falamos justamente esse português mas a ideia è passar em inglês mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *